quarta-feira, 6 de junho de 2012

Dica Musical I - Queen



Logo a primeira dica musical vai ser uma das minhas bandas favoritas, direto dos incríveis anos 70. É considerada, até hoje, uma das melhores bandas do mundo por muitos críticos. Sim, senhoras e senhores, estou falando do Queen.

 Formada na Londres de 1971, por Freddie Mercury (Vocal), Brian May (Guitarra), Roger Taylor (Bateria) e John Deacon (Baixo), foi uma das grandes bandas do seu período (Anos 70-80), conturbado pela onda anarco-punk.

 Freddie, o vocalista, era extremamente carismático. Nascido na Índia com uma voz e talento incríveis, trabalhou como designer gráfico. Quanto a carreira artística, atuou somente no Queen. Inesquecível, até hoje ainda consegue muitos fãs. Uma das grandes vozes de todos os tempos.

 Brian, o guitarrista, nasceu na Inglaterra. Filho de um engenheiro elétrico, ele e seu pai construíram sozinhos a sua primeira guitarra elétrica (Que ele usou e usa até hoje, no Queen), a famosa Red Special. Também era dono de uma potente voz. Se formou em astro-física e se tornou reitor de uma universidade, isso sem falar no livro publicado sobre o Big Bang. Hoje em dia tem uma entidade para a defesa de raposas, chamada Save-me. É considerado o 26º melhor guitarrista da história pela Rolling Stones, e por muitos críticos, o melhor.

 Roger, o baterista, era o mais badass. Também nasceu na Inglaterra, aonde aprendeu música sozinho, pela primeira vez, em uma guitarra havaiana. Ele é multi-instrumentista: Sabe tocas bateria, guitarra, percussão, sintetizador,  baixo e teclado, isso sem falar em vocais. É considerado até hoje um dos maiores bateristas de todos os tempos.

 John, o baixista, era muito quieto e tímido, o que não o deixou (muito) pra trás. Criou alguns dos grandes sucessos do Queen. Também é nascido na Inglaterra. Entrou no Queen quando estava na faculdade, e foi o último membro a entrar na banda. E é - Olhe só que coincidência - considerado um dos maiores baixistas do mundo.



Da direita para a esquerda: Brian, Freddie, John e Roger.

 Lançou seu primeiro álbum, Queen, em 1973, mas infelizmente não alcançou um grande sucesso. Ele tinha um som mais pesado que os outros álbuns. O álbum Queen II também não foi um grande sucesso de vendas, apesar de ser mais tranquilo. No entanto, as coisas mudaram graças ao terceiro álbum: Sheer Heart Attack foi um grande sucesso. Tanto que conseguiram fazer uma turnê pelos Estados Unidos.


 A partir daí, a banda continuou sendo um grande sucesso. Abaixo, uma lista de todos os álbuns e seus respectivos anos, retirada da Wikipédia (Não, eu não os sei de cor):


Lançamento

Título

Gravadora

Posições
Atingidas

1973

Queen

EMIParlophone (Europa)

#24 RU
#52 Japão
83 EUA

1974

Queen II

EMIParlophone (Europa); ElektraHollywood Records (EUA)

1974

Sheer Heart Attack

EMIParlophone (Europa); ElektraHollywood Records (EUA)

#2 RU
#6 Holanda
#9 Noruega
#12 EUA (gold)
#23 Japão

1975

A Night at the Opera

EMIParlophone (Europa); ElektraHollywood Records (EUA)

#1 Austrália; Finlândia; Holanda; RU
#2 Espanha
#4 Noruega; EUA
#9 Áustria; Japão

1976

A Day at the Races

EMIParlophone (Europa); ElektraHollywood Records (EUA)

#1 Japão; Holanda; RU

1977

News of the World

EMIParlophone (Europa); ElektraHollywood Records (EUA)

#1 França; Holanda; Portugal
#3 Japão; EUA (Billboard Pop Albums)
#9 Áustria

1978

Jazz

EMIParlophone (Europa); ElektraHollywood Records (EUA)

#1 Portugal
#2 RU (gold)
#4 Holanda
#5 Alemanha (gold); Japão
#6 Noruega; Suecia; EUA (Billboard Pop Albums) (platinum)
#8 Áustria
#36 Itália

1979

Live Killers

EMIParlophone (Europa); ElektraHollywood Records (EUA)

#16 América do Norte (Pop Albums)

1980

The Game

EMIParlophone (Europa); ElektraHollywood Records (EUA)

#1 América do Norte (Pop Albums)

1980

Flash Gordon

EMIParlophone (Europa); ElektraHollywood Records (EUA)

#1 Áustria
#2 Alemanha
#10 RU (gold)
#12 Japão
#13 Holanda
#23 EUA
#25 Noruega

1982

Hot Space

EMIParlophone (Europa); ElektraHollywood Records (EUA)

#1 Austria #2 Holanda #3Noruega #4RU #6 Japão #22 EUA

1984

The Works

EMIParlophoneCapitolHollywood Records (EUA)

#1 Holanda #2 RU #7 Japão # 23 EUA

1986

A Kind of Magic

EMIHollywood Records (EUA)

#1 RU #2 Holanda #18 Japão #20 EUA

1986

Live Magic

EMIHollywood Records (EUA)

#3 RU #16 EUA

1989

The Miracle

Parlophone (Reino Unido), Hollywood Records (EUA)

#1 RU #12 Japão #18 EUA

1991

Innuendo

ParlophoneHollywood Records (EUA)

#1 RU

 Reparem que só coloquei até 1991, e vou explicar o porquê.

 Em 1991 começaram boatos de que Freddie Mercury estava com AIDS, mas nada se confirmava. No entanto, no dia 23 de Novembro de 1991, ele confirmou. E, no dia 24, morreu um dos grandes mitos da música, por complicações da AIDS.
 Com esse grande golpe na banda, eles não se deixaram abater. No ano seguinte, fizeram um show em tributo ao Freddie. Continuaram com outros vocalistas, até o John sair em 1997. Atualmente, o Queen continua, apenas com Brian May e Roger Taylor.

 Muitos fãs não acham certo o Queen ter continuado após a morte de Freddie Mercury. De fato, foi uma grande perda na banda, que jamais pôde ser substituída. Por isso, apenas vou colocar esses álbuns, criados junto com o Freddie Mercury. Ah, claro, ele também deixou muitas gravações para trás: Sabendo que ia morrer, se esforçou nos seus últimos meses para gravar o máximo possível, para os outros integrantes terminarem. O resultado foi o Made In Haven, de 1995.






 É isso, amigos. Me desculpem se deixei alguma informação passar, se você conhece o Queen e viu algo que eu tenha errado, por favor, coloque nos comentários. Essa a história de uma das melhores (Senão a maior) banda que já existiu. E, para vocês conhecerem um pouco mais da banda, deixo aqui um vídeo da música One Vision, do show em Wembley. Boa música, e até mais.







Nenhum comentário:

Postar um comentário