sexta-feira, 8 de junho de 2012

Tim Burton: Um Cineasta Genial!



 Várias vezes ouvimos grandes nomes do cinema, como Quentin Tarantino ou Steven Spielberg. No entanto, jamais podemos deixar de lado o maior diretor de filmes sombrios e góticos: Tim Willian Burton, ou apenas Tim Burton, nasceu em 25 de Agosto de 1958, em Burbank.

Como ele mesmo descreve, sua infância foi peculiar: Detestava a escola e os trabalhos em casa, mas passava grande parte do tempo lendo os livros de Edgar Allan Poe e filmes-B de terror. Felizmente, conseguiu estudar animação na Califórnia, aonde foi contratado pela Disney. Algum tempo depois, conseguiu lançar seu primeiro sucesso: Beetlejuice (Os Fantasmas Se Divertem).


Depois foi chamado para fazer Batman e Batman: O Retorno. Esse foi o auge de sua carreira. Filmou, então, Edward, Mão de Tesoura, e foi aonde conheceu Johnny Depp. Infelizmente, depois disso, seus filmes não foram grandes sucessos comerciais: Marte Ataca! E Planeta dos Macacos. Então lançou A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça, Peixe Grande e Sua Histórias Maravilhosas. Então a carreira subiu novamente.


Nos anos 2000, fez a animação A Noiva Cadáver, a regravação de um grande sucesso dos anos 70: A Fantástica Fábrica de chocolate, O Barbeiro Demoníaco da Rua Flett e Alice no País das Maravilhas.

Está previsto seu próximo filme, para o segundo semestre deste ano, e se chamará Sombras da Noite. Como podem ver, mais um filme sóbrio, o que não é novidade do diretor.

Depois de ler toda a biografia desse incrível diretor, hora da parte mais legal: Um vídeo que mostra toda a filmografia do diretor:


Indicado para vários prêmios, esse director é uma referência. Mesmo em sites do movimento gótico você encontra recomendações dos seus filmes. De fato, é marcante a presença de elementos góticos em seus filmes.

 Essa é a dica: Se gosta de um suspense leve, um terror engraçado e muita diversão e loucura, assista os filmes de Tim Burton. Bons filmes, e boa diversão!


PS: Em breve, uma postagem sobre os seus melhores filmes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário