quinta-feira, 7 de junho de 2012

Dica Histórica I - Mercado Municipal Paulista


 São Paulo, uma cidade cheia de prédios antigos de arquitetura praticamente artística, não fica para trás quando o assunto é pontos turísticos. Há grandes exemplos, como a Estação da Luz, a Praça da Sé e o que vamos falar hoje: O Mercado Municipal, chamado por muitos paulistanos como “O Mercadão”.·.

Projeto e construído pelo renomado arquiteto Francisco Ramos de Azevedo (Que, infelizmente, faleceu em 1928, antes de ver o prédio pronto), de 1926 a 1933, leva um estilo eclético na sua arquitetura, apesar da prevalência da art déco. Seus vitrais, que mostram várias partes do processo de agricultura, foram feitos pelo artista Conrado Sorgenicht Filho, o mesmo que fez os vitrais da Catedral da Sé. Tanto por fora quanto por dentro, o lugar é um banquete para os olhos. Foi projetado para que, de dia, a iluminação natural fosse a mais bem distribuída possível. Foi reformado em 2004, quando houve uma restauração.

 Foi construído para suprir a grande demanda de grãos, principalmente o café, e também para substituir o mercado velho, que ficava na 25 de Março. Uma vez que a cidade crescia cada vez mais, foi quase obrigatória a construção do novo prédio, que consolidou de vez São Paulo, na época, como a capital do café.


 Com 290 boxes espalhados pelos 12.600 metros quadrados de área, seus  1.500 funcionários trabalham com mais de 350 toneladas de alimentos por dia! Um centro gastronômico da cidade, você pode encontrar tudo tipo de ingrediente, desde as frutas mais comuns, até os ingredientes mais raros e caros que possam ser importados. Também há muitos restaurantes, lanchonetes, lojas de vinhos, empórios, e tudo o que puder comer.

 Para quem quer fazer um roteiro gastronômico em São Paulo, o mercado municipal é um ponto indispensável. Tente encontrar o famoso pastel de bacalhau e o sanduíche de mortadela – Podem parecer receitas simples, mas com certeza o sabor e qualidade delas vai te surpreender.

 Horário de funcionamento:
Segunda a sábado, das 6 às 18 horas.
Domingos e feriados, das 6 às 16 horas. 

Endereço:
Rua da Cantareira, 306
Parque Dom Pedro, São Paulo - SP

Tanto de carro quanto de bicicleta, há vagas de estacionamento. Se for de metrô, desça na Estação Luz ou na Estação São Bento. Bom turismo, e até a próxima dica Histórica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário